É importante criar uma rotina de sono. Procure deitar-se e se levantar sempre no mesmo horário todos os dias, incluindo finais de semana, feriados e férias. Criar este hábito permite que seu organismo reconheça o relógio interno e espero pelo momento de dormir.
Bebidas com cafeína, tal como café, chás ou refrigerantes à base de cola são estimulantes e por isso podem mantê-lo acordado. Evite consumir este tipo de produto por pelo menos 4 horas antes de se deitar.
Logo após consumidas, as bebidas alcóolicas podem ajudá-lo a dormir; no entanto, algumas horas depois, agem como estimulantes, aumentando a frequência de despertares durante a noite e piorando a qualidade do sono em geral.
Espere estar com sono para deitar-se. Se você não adormecer após 20 minutos deitado, saia da cama, vá até a sala, leia um livro e ocupe-se até sentir-se sonolento o suficiente para dormir.
Faça do seu quarto um ambiente relaxante e adequado ao sono: mantenha-o escuro, em silencio, com temperatura agradável e roupas de cama confortáveis. Para isso, faça uso de cortinas escuras, tampões de ouvido e mantenha uma boa ventilação. Luzes brancas quentes (amareladas) e de baixa intensidade ajudam seu cérebro reconhecer que está na hora de liberar melatonina naturalmente.
É importante também que o quarto seja um ambiente destinado apenas ao descanso; sendo assim, deixe fora dele TV, computador e materiais relacionados ao trabalho.
O hábito de checar as horas a todo momento pode influenciar negativamente na sua tentativa de adormecer, aumentando o estresse. Mantenha os relógios longe de você e de sua cama.
Evitar as sonecas ao longo do dia permitirá que esteja cansado e dormir melhor durante a noite. Só está liberado para a siesta quem não tem qualquer problema para dormir durante a noite.
Comer alimentos gordurosos e pesados antes de se deitar pode ser indigesto e ocasionar insônia. Tente jantar algumas horas antes de dormir e de preferência alimentos leves. Ficar sem se alimentar antes de dormir também pode ser prejudicial para o sono.
Atividades relaxantes que precedem o momento de dormir podem ser benéficas para a qualidade do sono. Tente tomar um banho, ler um livro, assistir à sua série favorita ou praticar exercícios relaxantes antes de se deitar. Mas permaneça longe de aparelhos eletrônicos por pelo menos 30 minutos antes de se deitar.
O consumo adequado de líquido evitará que você desperte por sede ou para ir ao banheiro.
A prática de atividades físicas é importante para manter o corpo e a mente em alerta, porém quando realizadas antes de dormir podem atrapalhar o processo de adormecimento.
Tente praticar atividades físicas pelo menos 2 horas antes de se deitar ou pela manhã. Essa rotina te ajudará a adormecer e a melhorar a qualidade do sono.
Permita-se dormir pelo menos 7 horas todas as noites Adquirir o costume de dormir bem levará a um sono melhor.
A luz natural é um aliado do seu relógio biológico, por isso deixe que a luz da manhã entre no seu quarto. Faça pequenas pausas no trabalho para se expor a ela. Em contrapartida, evite se expor a ambientes muito iluminados à noite.
• Não interromper o tratamento sem supervisão médica;
• Efeitos colaterais iniciais podem ser comuns, na grande maioria desaparecem com o tempo;
• Efeitos terapêuticos dos medicamentos podem aparecer em 2 semanas a 2 meses;
• Evitar trocar a marca do medicamento na farmácia;
• Procurar frequentar consultas em psiquiatria para constante avaliação e tratamento;
• Praticar ATIVIDADE FÍSICA (caminhadas, corridas, academia, etc) de 3 a 5 vezes por semana;
• Procurar frequentar psicólogo (PSICOTERAPIA) com frequência semanal;
• Sempre, em qualquer situação de emergência, procurar um Pronto Atendimento local;
• Evitar leituras de bulas e internet sobre seu problema;
• As receitas (exceto para medicamentos de tarja preta) são digitais, com assinatura certificada e são enviadas por SMS e/ou WhatsApp para o celular cadastrado. Não necessita imprimir;
• Os agendamentos das próximas consultas podem ser feitos online, basta clicar em "reserve seu horário";
• Entrar em contato com Dr Brunno por Messenger ou WhatsApp, caso necessário.
Dr Brunno Partica da Silva - Psiquiatra
Rua Júlia Vanderlei, 1239 - Centro, Ponta Grossa - PR, 84010-170, Brasil
Copyright © 2024 Dr Brunno Partica da Silva - Psiquiatra – Todos os direitos reservados.
Orgulho de ser Psiquiatra